1. Discussões e reflexões – Fórum
O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona que permite a interação “um para muitos”, “muitos para um” e/ou “muitos para muitos”, como uma resposta a uma questão ou afirmação feita por um participante do fórum.
O seu uso pedagógico está normalmente vinculado à capacidade lingüística de síntese, argumentação, clareza e objetividade de expressão e de comunicação.
A respeito de fórum, Kenski (2004) afirma que “é o espaço central da ação na disciplina on-line”. E ainda que “tem espaço aberto para a participação de todos (democrático)”3.
As atividades realizadas no fórum podem ser, por exemplo:
uma reflexão e discussão sobre uma leitura feita;
uma reflexão e discussão sobre um tópico gerado a partir de uma leitura;
uma reflexão e discussão sobre um tema postado por um colega ou pelo professor.
Para que a atividade no fórum se realize a contento, cada participante deve se posicionar a respeito da temática, apresentando argumentos consistentes e coerentes que apóiem e justifiquem seus pontos de vista.
2.Chat
O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona, ou seja, que ocorre em tempo real. Para tal, é necessário que os participantes (usuários) estejam conectados simultaneamente ao mesmo sistema na Internet.
É uma ferramenta de interação “um para um” (bidirecional) ou de “todos para todos” (pluridirecional).
A possibilidade de arquivamento dos logs (transcrição) das conversas mantidas no chat configura-se como vantajoso instrumento para fins didáticos, uma vez que oferece subsídios para referências futuras e para (re)leitura das “conversas” mantidas e para o acompanhamento da evolução do curso pelo professor.
O uso pedagógico do chat está vinculado ao desenvolvimento das habilidades lingüística e comunicacional e à possibilidade de, em tempo real, se ter o compartilhamento de idéias.
Em Pointers & Clickers são apontados vários usos pedagógicos para o chat. Dentre eles podem-se citar: seu uso para sessões de brainstorming, ou de formação de pequenos grupos (de três a cinco alunos) para trabalhar em um projeto ou discussão de uma questão proposta.
Para que atividades realizadas no chat possam ser melhor aproveitadas é aconselhável que se agende com antecedência e se envie, por e-mail, o “convite” e a temática a todos os participantes. Assegura-se, assim, que todos tenham conhecimento do horário do evento, do(s) assunto(s) a ser(em) trabalhado(s) e, quando necessário for, do(s) material(is) de apoio.
Varvel (2001) em resposta ao meu e-mail propõe que se programe mais de uma sessão de chat. Desta forma, não se tem todos os alunos participando do mesmo chat, o que seria difícil de gerenciar.
3. Edição coletiva de documentos – Wiki
O Wiki é uma ferramenta que permite a edição de documentos hipertextuais de forma colaborativa e assíncrona e a publicação deles em páginas da Internet também chamadas Wiki.
Há vários softwares para criação de um Wiki, sendo que os mais famosos são: Mediawiki e o Twiki.
Atividades de construção coletiva do conhecimento podem ser elaboradas através desta ferramenta. O exemplo mais comum é o da Wikipedia. A Wikipedia (língua portuguesa) apresenta, entre seus vários conteúdos, um Portal para a Educação, onde se pode contribuir com artigos sobre um determinado tema.
4. Atividade orientada ao processo investigativo – Webquest
O Webquest é um modelo de desenvolvimento de pesquisa em grupo desenvolvido por Bernie Dodge com Tom March em 1995 na Universidade Estadual de San Diego, Califórnia.
O Webquest é uma atividade orientada ao processo investigativo no qual a maioria ou todas as informações usadas são retiradas da Internet.
O Webquest parte de um tema específico e propõe tarefas que envolvem pesquisa, leitura, interação, contribuição e a resolução de um problema resultado de todo o processo de aprendizagem colaborativa. As competências de análise, síntese e resolução de problemas são trabalhadas através desta atividade.
O Webquest não fornece respostas pré-determinadas. Estas devem ser descobertas ou criadas.
O Webquest é normalmente elaborado para tratar de conteúdos trabalhados em uma disciplina, servindo como atividade criativa e motivadora de aprendizagem.
5. Testes e exercícios on-line
Testes e exercícios on-line podem ser elaborados através do software HotPotatoes5 criado por Martin Holmes da Universidade de Victoria, Canadá.
Este software inclui cinco aplicativos básicos para o desenvolvimento de exercícios do tipo:
JCross – palavras cruzadas;
JCloze – complete a lacuna;
JQuiz – respostas curtas e múltipla escolha;
JMix – ordenação de frases;
JMatch – associação de palavras.
Além desses cinco, há um aplicativo – Masher – que agrupa os exercícios em materiais de uma determinada unidade.
Todos os exercícios criados são salvos no formato html e podem ser exportados para a Web. Há também a possibilidade de se incluir nos exercícios figuras e links, ampliando, assim, as possibilidades de criação de exercícios mais interativos e instigantes.
A grande vantagem do HotPotatoes é que o usuário não precisa ter conhecimentos de linguagem de computação para utilizá-lo. Basta seguir as orientações dadas automaticamente pelo programa.
O HotPotatoes é um software gratuito para uso em Instituições Educacionais sem fins lucrativos que criam seus exercícios para serem utilizados pela Comunidade Web. O registro do programa é necessário para se obter a “chave de registro” que possibilita a criação de um número ilimitado de questões dentro de cada aplicativo.