quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Exemplos de Atividades e Exercício On-line (incluindo a ferramenta Wiki)

1. Discussões e reflexões – Fórum

O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona que permite a interação “um para muitos”, “muitos para um” e/ou “muitos para muitos”, como uma resposta a uma questão ou afirmação feita por um participante do fórum. O seu uso pedagógico está normalmente vinculado à capacidade lingüística de síntese, argumentação, clareza e objetividade de expressão e de comunicação. A respeito de fórum, Kenski (2004) afirma que “é o espaço central da ação na disciplina on-line”. E ainda que “tem espaço aberto para a participação de todos (democrático)”3. As atividades realizadas no fórum podem ser, por exemplo: uma reflexão e discussão sobre uma leitura feita; uma reflexão e discussão sobre um tópico gerado a partir de uma leitura; uma reflexão e discussão sobre um tema postado por um colega ou pelo professor. Para que a atividade no fórum se realize a contento, cada participante deve se posicionar a respeito da temática, apresentando argumentos consistentes e coerentes que apóiem e justifiquem seus pontos de vista.

2.Chat

O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona, ou seja, que ocorre em tempo real. Para tal, é necessário que os participantes (usuários) estejam conectados simultaneamente ao mesmo sistema na Internet. É uma ferramenta de interação “um para um” (bidirecional) ou de “todos para todos” (pluridirecional). A possibilidade de arquivamento dos logs (transcrição) das conversas mantidas no chat configura-se como vantajoso instrumento para fins didáticos, uma vez que oferece subsídios para referências futuras e para (re)leitura das “conversas” mantidas e para o acompanhamento da evolução do curso pelo professor. O uso pedagógico do chat está vinculado ao desenvolvimento das habilidades lingüística e comunicacional e à possibilidade de, em tempo real, se ter o compartilhamento de idéias. Em Pointers & Clickers são apontados vários usos pedagógicos para o chat. Dentre eles podem-se citar: seu uso para sessões de brainstorming, ou de formação de pequenos grupos (de três a cinco alunos) para trabalhar em um projeto ou discussão de uma questão proposta. Para que atividades realizadas no chat possam ser melhor aproveitadas é aconselhável que se agende com antecedência e se envie, por e-mail, o “convite” e a temática a todos os participantes. Assegura-se, assim, que todos tenham conhecimento do horário do evento, do(s) assunto(s) a ser(em) trabalhado(s) e, quando necessário for, do(s) material(is) de apoio. Varvel (2001) em resposta ao meu e-mail propõe que se programe mais de uma sessão de chat. Desta forma, não se tem todos os alunos participando do mesmo chat, o que seria difícil de gerenciar.

3. Edição coletiva de documentos – Wiki

O Wiki é uma ferramenta que permite a edição de documentos hipertextuais de forma colaborativa e assíncrona e a publicação deles em páginas da Internet também chamadas Wiki. Há vários softwares para criação de um Wiki, sendo que os mais famosos são: Mediawiki e o Twiki. Atividades de construção coletiva do conhecimento podem ser elaboradas através desta ferramenta. O exemplo mais comum é o da Wikipedia. A Wikipedia (língua portuguesa) apresenta, entre seus vários conteúdos, um Portal para a Educação, onde se pode contribuir com artigos sobre um determinado tema.

4. Atividade orientada ao processo investigativo – Webquest

O Webquest é um modelo de desenvolvimento de pesquisa em grupo desenvolvido por Bernie Dodge com Tom March em 1995 na Universidade Estadual de San Diego, Califórnia. O Webquest é uma atividade orientada ao processo investigativo no qual a maioria ou todas as informações usadas são retiradas da Internet. O Webquest parte de um tema específico e propõe tarefas que envolvem pesquisa, leitura, interação, contribuição e a resolução de um problema resultado de todo o processo de aprendizagem colaborativa. As competências de análise, síntese e resolução de problemas são trabalhadas através desta atividade. O Webquest não fornece respostas pré-determinadas. Estas devem ser descobertas ou criadas. O Webquest é normalmente elaborado para tratar de conteúdos trabalhados em uma disciplina, servindo como atividade criativa e motivadora de aprendizagem.

5. Testes e exercícios on-line

Testes e exercícios on-line podem ser elaborados através do software HotPotatoes5 criado por Martin Holmes da Universidade de Victoria, Canadá. Este software inclui cinco aplicativos básicos para o desenvolvimento de exercícios do tipo: JCross – palavras cruzadas; JCloze – complete a lacuna; JQuiz – respostas curtas e múltipla escolha; JMix – ordenação de frases; JMatch – associação de palavras. Além desses cinco, há um aplicativo – Masher – que agrupa os exercícios em materiais de uma determinada unidade. Todos os exercícios criados são salvos no formato html e podem ser exportados para a Web. Há também a possibilidade de se incluir nos exercícios figuras e links, ampliando, assim, as possibilidades de criação de exercícios mais interativos e instigantes. A grande vantagem do HotPotatoes é que o usuário não precisa ter conhecimentos de linguagem de computação para utilizá-lo. Basta seguir as orientações dadas automaticamente pelo programa. O HotPotatoes é um software gratuito para uso em Instituições Educacionais sem fins lucrativos que criam seus exercícios para serem utilizados pela Comunidade Web. O registro do programa é necessário para se obter a “chave de registro” que possibilita a criação de um número ilimitado de questões dentro de cada aplicativo.

AVISOS IMPORTANTES

Olá cursistas de TIC's! Foi uma unidade bem dinâmica, não foi? Tivemos a oportunidade de escrever textos com hiperlinks e navegar pela Wikipédia. A unidade 2 está no fim, então só falta fazer a tarefa 2.9. É o momento de resolver todas as pendências de atividades passadas.Temos nosso encontro presencial no dia 14/12/09 onde será apresentada a unidade 3 que ficará para 2010. Espero por vocês. Abraços, Guilherme

TAREFA 2.9


TAREFA 2,9


1. Abra a página inicial do Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/
2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem
instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie
por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.
3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto, consta na Wikipédia que
são agora pouco mais de 400.000 mil artigos, só na versão em português.
Impressionante!
4. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região
onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de
embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por
uma cidade bem pequena que conheça.
5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças
importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo
a algum dos verbetes?
Então cadastre-se na Wikipédia e o faça.

Não esqueça de relatar a sua experiência e observações de navegação pelo Wikcionário que depois entrará no seu portfólio. Você o usaria com asua turma? Em que contexto?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Caso vocês tenham dificuldades em usar o hiperlink no portfólio, estarei no NTM para orientá-los. Dias: 3ª feira, às 18;00h e 5ª feira a partir das 13:00h


Atividade 2.7

Descrição de como deverão relaizar a atividade 2.7. Calma! É só uma sugestão. Você poderá registrar no seu editor de texto e incluir as fotos que tirou na atividade 2.6. Se quiser inclua links. Para acessá-la basta clicar no título da postagem, pois o mesmo é um link para ela.


Abraços, Guilherme

Atividade 2.6

Na atividade 2.6 você irá executar a atividade 2.5 planejada e anotar todas as suas observações a respeito dela: pontos positivos, pontos negativos, etc.

Não esqueçam de registrar o momento da atividade com fotos, que depois serão colocadas no seu portfólio.

Atividade 2.5

Na atividade 2.5 você poderá fazer em dupla ou mesmo individual. Deverá planejar  para aplicar com seus alunos, se possível, alguma atividade usando hipertextos.


Exemplo: 


Navegação e pesquisa na internet, criação de textos com links, criação de um hipertexto coletivo, etc.


Registrar a atividade no BROffice writer e trazer no encontro presencial. Não se esqueça de incluir a atividade no seu portfólio.

AVISOS IMPORTANTES

Caros cursistas, abaixo vou listar todas as atividades que deverão ser apresentadas no encontro do dia 30/11


Atividade 2.3 - Não precisa fazê-la, visto necessitar do uso da plataforma.


Atividade 2.4


Você deverá criar um portfólio em hipertexto ou hiper-portfólio.
No link segue uma explicação de como deverá realizar a atividade:




A atividade será criar a página inicial do seu portfólio. Nesse portfólio  você irá registrando as atividades que já fez e as que fará. Deverá colocar links (para sites ou nas palavras). Fique calmo e vá fazendo o seu portfólio aos poucos, lembrando que ele registrará sua trajetóriapelo curso de Tics, o que aprendeu e suas reflexões.


Orientações de como fazer o portfólio:

http://rocha.ava.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade2/pg11.html



CRONOGRAMA DO CURSO DE TICs

Estou novamente colocando o cronograma para que não percamos nossas datas! Coragem! Estamos próximos ao fim dessa fase!

 Abraços, Guilherme


Início- 21/09- Sensibilização/ EP1- 5/10- Unidade 1: Ativ. 1,1/ ED1- 12/10- Ativ. 1,2/ ED2- 17/10- Atv. 1,3 e Ativ. 1,4/ EP2- 26/10- Discutir Atividades/ ED3- 26/10- Ativ. 1,5 e Ativ. 1,6/ ED4- 2/11- Ativ. 1,7 e Ativ. 1,8/ EP3- 9/11- Discussão e avaliação das atividades, Apresentação da unidade 2 , Ativ. 2,1 e ativ. 2.2/ ED5- 16/11- Ativ. 2,3 , Atv. 2,4 e Ativ. 2,5 / ED6- 23/11- Ativ. 2,5 , Ativ. 2,6 e ativ. 2.7/ EP4- 30/11- Discutir atividades e dificuldades, apresentação dos trabalhos e ativ. 2.8 / ED7- 07/12- Ativ. 2,9, ativ 2.10 e ativ. 2.11/ EP5- 14/12- Discutir ativdades e dificuldades, Apresentação dos trabalhos e Apresentação da Unidade3.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cronograma de atividades das próximas semanas do curso de TICs

ED5- 16/11- Ativ. 2,3 , Atv. 2,4 e Ativ. 2,5 


ED6- 23/11- Ativ. 2,5 , Ativ. 2,6 e ativ. 2.7 


Fiquem atentos, pois amanhã postarei com detalhes as atividades 2.3, 2.4 e 2.5


Abraços, Guilherme

Vídeo ensinando a como fazer um hiperlink no texto


Tarefa 2.3 - PARA CASA

Elabore uma atividade usando o recurso hiperlink. Lembre-se de indicar o público alvo, objetivo, atividade e avaliação.

Sugestões de atividades com hiperlink:

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=628

Aviso: Problemas para acessar o blog como colaboradores

Atenção!!


Cursistas que não estão conseguindo postar como colaboradores, lembrem de entrar no nosso Blog com o login do seu  Orkut (caso não tenha um e-mail do gmail).



Abraços, Guilherme


TAREFA 2.2 (Realizada no EP3 do dia 16/11/09)

Tendo a internet como fonte de pesquisa, redija um texto definindo e colocando as suas reflexões a respeito das seguintes indagações:

  1. O QUE É LINK?
  2. E HIPERTEXTO?
  3. WIKIPEDIA É UM HIPERTEXTO?

Sugestão de link de pesquisa: Basta clicar no título da postagem que você irá para o site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Abraços, Guilherme






quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Educação Hipertextual: conceitos básicos


HIPERTEXTO


O que é um Hipertexto??

Se ficou curioso, clique no link do título e conheça tudo sobre esse tipo de texto!
Abraços, Guilherme

AVISO:

Atenção, caros cursistas de Tic's: devido a problemas técnicos na 2ª feira, nosso encontro presencial  3 foi remarcado para a próxima 2ª feira, dia 16/11/09. Aguardo vocês com todas as atividades prontas.
 Com isso haverá algumas alterações no cronograma do curso.
 Fique atento ao nosso Blog!

Abraços, Guilherme.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Atividade 1.5

Atividade - 1.5

Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente. Nome do Programa: Portal do Professor (Sugestões de Aula).

Área do Conhecimento: Ciências Naturais.

Tema: Tecnologia e Sociedade.

Descrição:
Inicialmente foi apresentado aos alunos um filme da TV Escola “De onde vem a energia elétrica?”. Em seguida foi proposto que os alunos fizessem uma lista no caderno, com no máximo 10 aparelhos, que utilizam a energia elétrica em seu funcionamento. Após foi discutido com eles a função que cada um exerce na casa apresentando também as transformações de energia que ocorrem.
Na sala de informática solicitamos que os alunos acessassem o site http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=549#, e em “Dicas” acessem “Uso seguro de Energia Elétrica” e “Uso eficiente da energia elétrica” e “Direitos e Deveres”. Durante o acesso foi solicitado aos alunos que anotassem no caderno as principais dicas relacionadas ao uso seguro e ao uso eficiente assim como os direitos dos consumidores.
Após foi feito um debate com as questões que os alunos anotaram onde foram abordados os perigos associados ao mau uso da energia elétrica e as formas eficientes para o uso da mesma e também como o cidadão deve proceder observando “direitos e deveres” de cada um.

Síntese:
Adorei a sugestão de aula, onde o tema foi abordado com bastante criatividade fazendo com que os alunos se apropriassem do conhecimento de maneira dinâmica e prazerosa, interagindo com recursos.

domingo, 8 de novembro de 2009

UNIDADE 2


EP 3- 9//11 : Atividades 1.7 e 1.8

Atividade 7:


Pesquisando sobre o trabalho por projeto

Estudamos o “trabalho por projeto”. Este é um tema que vem sendo

estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional.

A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências

desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado,

uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso.

Orientações pra a atividade 7:

1. Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto,

realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet

ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros)

com professores.

2. Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema,

conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes,

tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.

3. Organize e documente as informações pesquisadas.

4. Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.

5. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que

facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.


Atividade 8:

Divulgando a pesquisa

Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos”

deverão ser divulgados entre os participantes da turma.

Orientações para a atividade 8:

1. Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa

usando o BrOffice.org Impress (2 a 3 slides).

2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome

que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X




EP3- 9/11 : Atividades 1.5 e 1.6

Atividade 5: Conhecendo uma experiência


Procure conhecer uma experiência didática com o uso de

recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

Orientações para a atividade 5:

1. Acesse o Portal do Professor: Web.

2. Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

3. Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da

avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de

vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para

sua prática pedagógica.

4. Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa,

áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese

expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.

5. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome

que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Assista o vídeo para a atividade 6: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia e observe como os recursos estão sendo utilizados na prática pedagógica.

http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade1/pg12.html

Orientações para a atividade 6:

1. Clique no link Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.

2. Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação.

3. Salve suas reflexões na sua pasta.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aviso

Olá turma! A Fátima tem contribuido com suas idéias para o crescimento do nosso Blog. Parabéns!! E os demais!? Vamos participar mais ativamente! Não esqueçam que o objetivo do curso é a reflexão sobre nossas práticas pedagógicas.E reflexão gera debate. O debate leva a troca de experiências. E é isso que enriquece as nossas acões quanto educadores. Nosso próximo encontro será no dia 9/11 ,às 18:00h aqui no pólo. Vamos discutir as atividades 1.5, 1.6, 1.7 e 1.8. É necessário que elas estejam todas prontas para aquecermos o nosso debate. Até lá! Abraços, Guilherme.

sábado, 31 de outubro de 2009

Atividade 4 - Tecnologia na Minha Escola


22 set, 20:43, TICs wrote:> Após reflexões sobre a Tecnologia em nossas vidas,no encontro inicial,> faça uma visulaização das mídias que têm na sua escola e liste-as> mostrando a sua funcionalidade na sua prática pedagógica.>> Bom trabalho!

Minha escola e o mundo tecnológico.

Na minha escola possui sala de informática com internet, mas os professores ainda não tem acesso a essa tecnologia. Temos acesso a TVcom DVD, rádio com cd, caixa de som .Enfim, temos pouca opção para uma prática enserida dentro de um contexto tecnológico enovador. O pouco que podemos utilizar é usado com prazer por todos nós, nas rodas de música, histórias, seção de cinema e outros eventos produzidos na escola.

Atividade 1 - Identidade do professor

Curso: TICs
Aluna: Maria de Fatima Monteiro Pereira

Identidade do professor

Não sei se é sonho ou utopia, mas continuo acreditando que a educação é a única forma de transformação de uma sociedade e esse papel cabe a nós professores que somos o elo dessa transformação. Um professor consciente que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele, busca no seu dia-a-dia colocar o estudante como ator do processo de construção do seu próprio conhecimento, ou seja, torna-lo capaz de aprender a aprender para que possa viver no contexto da sociedade contemporânea, em que a tecnologia possibilite a criação de variados suportes para a construção de ambientes de aprendizagem, configuráveis para o atendimento aos mais diversos modelos pedagógicos. E é nesse processo que me encontro buscando meios através da TICs e de outros cursos que já fiz, uma interação significativa com os educandos de forma a compartilhar de maneira efetiva o saber.

Atividade Inicial

Atividade Inicial
Curso: TICs
Aluna: Maria de Fatima Monteiro Pereira
Data: 21/09/2009

A importância da tecnologia na educação.

Estamos na 3ª revolução tecnológica e temos que repensar o papel da escola dentro desse contexto, pois a tecnologia está aí mas grande parte desses profissionais não estão capacitados para utilizar todo esse aparato tecnológico. Acreditamos que o papel da escola é possibilitar a esses profissionais da educação, meios para utilização desses recursos que a moioria dos nossos alunos já conhecem muito bem e com propriedade. Mas para que isso aconteça nós teríamos que deixar o medo e o comodismo de lado e ir em busca do conhecimento necessário para a realização de uma prática educativa inovadora e eficiente dentro dessa realidade em que nos encontramos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ser professor...

Site para a Unidade 1

Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia - Maio de 2004

As mídias na educação – Êta coisa boa!

Os educadores devem aproveitar ao máximo o deslumbramento dos alunos com o uso das novas tecnologias que estão a serviço da educação e cujo intuito é formar e não somente informar. A tv exerce forte influência nos nossos alunos, uma vez que eles estão em constante contato com ela, dentro e fora de casa. ora, sabemos o quanto ficamos felizes quando nos é apresentado um novo instrumento mediador da aprendizagem, isso nos dá muito prazer e a partir do qual aprendemos sem nenhum tipo de sofrimento, pelo simples fato de nos tirar da rotina do exercício diário e da prática do ato mecânico que muitas vezes se tornam os atos de ensinar e aprender mutuamente, transcendendo para o ato prazeroso de descobrir, de vislumbrar através das palavras ditas, das imagens repassadas algo que até então não havíamos percebido, não havíamos notado ou despertado o nosso interesse. Com a entrada do computador e da internet na vida dos docentes e dos dicentes o ensinar e o aprender nesse contexto nos permitem interagir, fazer escolhas, ampliar os nossos conhecimentos por intermédio das informsões de outras culturas e imagens, além de emitirmos a nossa opinião num tempo real simplesmente teclando e enviando uma mensagem ou um documento eletrônico, que serão compartilhados com outras pessoas, milhares, sei lá quantas, mas que conhecerão o nosso pensamento e poderão a partir disso discordar, concordar ou criar um novo conceito ainda não conhecido, aproximando-nos ainda mais, fazendo-nos realmente sujeitos da nossa própria história, aumentando mais e mais o nosso fascínio e a nossa vontade de aprender e compartilhar saberes. Procurando melhorar esse processo surge no cenário educativo filmes produzidos com o intuito de educar, os quais tem contribuído para a melhoria e a qualidade do ensino, acrescentando-nos muitas informações e impulsionando-nos a repensarmos a nossa prática pedagógica e o rumo que temos dado à formação do nosso alunado. http://www.youtube.com/watch?v=SkxCEh1af2g.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não é só Copiar, Colar e Imprimir.

Como podemos transformar uma escola que está fadada ao processo tradicionalista de ensino. Esta escola que não se interessa por novos meios de suporte tecnológico de ensino. O professor que não procura evolução de seus conhecimentos como pode repassar a seus alunos que só recebem o que lhes é dado, sem interpretação ou reflexão do assunto pode evoluir no mundo globalizado de hoje. As novas tecnologias estão ai, mas trabalharas é um ato distante dentro da escola. Professores dês-capacitados, escolas sem aparelhagem são alguns desafios vividos no processo de ensino aprendizagem, porém não é só dentro da escola que estes meios podem ser trabalhados. O professor pode desenvolver sua aula através de pesquisas feitas com a ajuda de internet como por exemplo, e incentiva aos alunos a pesquisa fora da escola. O ato da pesquisa para o planejamento de aulas de um professor, o que leva este a vivenciar novas descobertas e apresentá-las aos seus alunos. A pesquisa que o alunado pode fazer fora da escola é um ato que traz evolução intelectual. Contudo deve-se haver uma rigorosa forma de apresentação dos meios tecnológicos tanto para o aluno como para o professor, pois as formas de respostas imediatas podem transformas a pesquisa de ambos um ato ruim, ocasionando as duas partes transformarem-se em agentes de sabedoria descartáveis, dando ao aluno a pratica de copiar, colar e imprimir, a pesquisa dada pelo professor. Para que isso não ocorra o professor deve estudar o meio tecnológico que ele vai usar. Gestores devem procurar meios que facilitem a formação dos funcionários de sua escola. Existem centros de formação, resta ao próprio funcionário livrar-se do estigma de reclusão pessoal. O processo de ensino e aprendizagem é um ato não só da parte do aluno. O professor é uma fonte de saber, isso significa que ele deve estar aberto a todas as oportunidades do mundo globalizado de hoje. A aprendizagem é significativa quando há interação de todos. A educação escolar não é só no manejo do material formador da série. A educação que o professor da ao aluno em saber manejar as ferramentas do meio em que vive já é algo significativo, no processo de formação do aluno. Na escola hoje é trabalhada a educação tecnologia, mais não esqueçam professores de sua própria educação. Use e ensine a usar os recursos tecnológicos. Trabalhe de forma lúdica, mostre como buscar, ensine a buscar e pesquisar, não de ao aluno o copiar, colar e imprimir. Schynaide Ohana

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividades 1.5 e 1.6


Atividades 1.3 e 1.4


Atividades 1.1 e 1.2

Escreva aqui o que você achou de mais interessante nessas atividades! Se quiser pode comentar as postagens dos colegas e também contribuir com eles.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Link para um Texto de Pedro Demo sobre TICs e educação. É so clicar e ler!

Link para o artigo: TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?

Não basta entupir de recursos tecnológicos se não houver metodologia de trabalho e projeto pedagógico. Não acham cursistas?

Tecnologias de Informação e Comunicação através dos tempos direcionado para a educação.

Cronograma do Curso de TIC (100h). Fique atento e não perca as datas!

Início- 21/09- Sensibilização/ EP1- 5/10- Unidade 1: Ativ. 1,1/   ED1- 12/10- Ativ. 1,2/  ED2- 17/10- Atv. 1,3 e Ativ. 1,4/  EP2- 26/10- Discutir Atividades/   ED3- 26/10- Ativ. 1,5 e Ativ. 1,6/  ED4- 2/11- Ativ. 1,7 e Ativ. 1,8/  EP3- 9/11- Discussão e avaliação das atividades, Apresentação da unidade 2 , Ativ. 2,1 e ativ. 2.2/ ED5- 16/11- Ativ. 2,3 , Atv. 2,4 e Ativ. 2,5 /  ED6- 23/11- Ativ. 2,5 , Ativ. 2,6 e ativ. 2.7/   EP4- 30/11- Discutir atividades e dificuldades, apresentação dos trabalhos e ativ. 2.8 /  ED7- 07/12- Ativ. 2,9, ativ 2.10 e ativ. 2.11/   EP5- 14/12- Discutir ativdades e dificuldades, Apresentação dos trabalhos e Apresentação da Unidade3.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um vídeo muito interessante sobre Tecnologia e Educação! Assista-o, pois vale a pena!

Em minhas pesquisas sobre Tecnologia na educação encontrei um vídeo muito bom.

Me apresento!

   
      Olá! Caros cursistas, me chamo Guilherme, sou o mais novo multiplicador do NTM. A partir de agora seguiremos juntos por esse caminho fascinante que é o uso da informática na educação!  Espero poder colaborar com vocês e que as nossas trocas possam trazer benefícios para todos!


Abraços!


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Orientações para atividade

Prezados alunos,


Vocês terão neste blog todo cronograma, planejamento e instruções para desenvolver suas atividades presenciais e a distância, portanto fiquem atentos aos passos que vocês deverão seguir:

  1. Criar um blog;
  2. Acessar toda semana este blog para desenvolver as atividades e postá-las nos blogs de vocês, pois aqui estarão listados os blogs de todos para que possamos visualizar as atividades.
  3. Não perder as datas de postagem;
  4. É importante que todos deixem comentários nos blogs dos colegas.
Bom trabalho!


Louraine

Curso TICs - 100 horas

O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
  • compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC’s no ensino e aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada ciclo/série.;
  • Utilizar as TIC’s na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.