quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Exemplos de Atividades e Exercício On-line (incluindo a ferramenta Wiki)

1. Discussões e reflexões – Fórum

O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona que permite a interação “um para muitos”, “muitos para um” e/ou “muitos para muitos”, como uma resposta a uma questão ou afirmação feita por um participante do fórum. O seu uso pedagógico está normalmente vinculado à capacidade lingüística de síntese, argumentação, clareza e objetividade de expressão e de comunicação. A respeito de fórum, Kenski (2004) afirma que “é o espaço central da ação na disciplina on-line”. E ainda que “tem espaço aberto para a participação de todos (democrático)”3. As atividades realizadas no fórum podem ser, por exemplo: uma reflexão e discussão sobre uma leitura feita; uma reflexão e discussão sobre um tópico gerado a partir de uma leitura; uma reflexão e discussão sobre um tema postado por um colega ou pelo professor. Para que a atividade no fórum se realize a contento, cada participante deve se posicionar a respeito da temática, apresentando argumentos consistentes e coerentes que apóiem e justifiquem seus pontos de vista.

2.Chat

O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona, ou seja, que ocorre em tempo real. Para tal, é necessário que os participantes (usuários) estejam conectados simultaneamente ao mesmo sistema na Internet. É uma ferramenta de interação “um para um” (bidirecional) ou de “todos para todos” (pluridirecional). A possibilidade de arquivamento dos logs (transcrição) das conversas mantidas no chat configura-se como vantajoso instrumento para fins didáticos, uma vez que oferece subsídios para referências futuras e para (re)leitura das “conversas” mantidas e para o acompanhamento da evolução do curso pelo professor. O uso pedagógico do chat está vinculado ao desenvolvimento das habilidades lingüística e comunicacional e à possibilidade de, em tempo real, se ter o compartilhamento de idéias. Em Pointers & Clickers são apontados vários usos pedagógicos para o chat. Dentre eles podem-se citar: seu uso para sessões de brainstorming, ou de formação de pequenos grupos (de três a cinco alunos) para trabalhar em um projeto ou discussão de uma questão proposta. Para que atividades realizadas no chat possam ser melhor aproveitadas é aconselhável que se agende com antecedência e se envie, por e-mail, o “convite” e a temática a todos os participantes. Assegura-se, assim, que todos tenham conhecimento do horário do evento, do(s) assunto(s) a ser(em) trabalhado(s) e, quando necessário for, do(s) material(is) de apoio. Varvel (2001) em resposta ao meu e-mail propõe que se programe mais de uma sessão de chat. Desta forma, não se tem todos os alunos participando do mesmo chat, o que seria difícil de gerenciar.

3. Edição coletiva de documentos – Wiki

O Wiki é uma ferramenta que permite a edição de documentos hipertextuais de forma colaborativa e assíncrona e a publicação deles em páginas da Internet também chamadas Wiki. Há vários softwares para criação de um Wiki, sendo que os mais famosos são: Mediawiki e o Twiki. Atividades de construção coletiva do conhecimento podem ser elaboradas através desta ferramenta. O exemplo mais comum é o da Wikipedia. A Wikipedia (língua portuguesa) apresenta, entre seus vários conteúdos, um Portal para a Educação, onde se pode contribuir com artigos sobre um determinado tema.

4. Atividade orientada ao processo investigativo – Webquest

O Webquest é um modelo de desenvolvimento de pesquisa em grupo desenvolvido por Bernie Dodge com Tom March em 1995 na Universidade Estadual de San Diego, Califórnia. O Webquest é uma atividade orientada ao processo investigativo no qual a maioria ou todas as informações usadas são retiradas da Internet. O Webquest parte de um tema específico e propõe tarefas que envolvem pesquisa, leitura, interação, contribuição e a resolução de um problema resultado de todo o processo de aprendizagem colaborativa. As competências de análise, síntese e resolução de problemas são trabalhadas através desta atividade. O Webquest não fornece respostas pré-determinadas. Estas devem ser descobertas ou criadas. O Webquest é normalmente elaborado para tratar de conteúdos trabalhados em uma disciplina, servindo como atividade criativa e motivadora de aprendizagem.

5. Testes e exercícios on-line

Testes e exercícios on-line podem ser elaborados através do software HotPotatoes5 criado por Martin Holmes da Universidade de Victoria, Canadá. Este software inclui cinco aplicativos básicos para o desenvolvimento de exercícios do tipo: JCross – palavras cruzadas; JCloze – complete a lacuna; JQuiz – respostas curtas e múltipla escolha; JMix – ordenação de frases; JMatch – associação de palavras. Além desses cinco, há um aplicativo – Masher – que agrupa os exercícios em materiais de uma determinada unidade. Todos os exercícios criados são salvos no formato html e podem ser exportados para a Web. Há também a possibilidade de se incluir nos exercícios figuras e links, ampliando, assim, as possibilidades de criação de exercícios mais interativos e instigantes. A grande vantagem do HotPotatoes é que o usuário não precisa ter conhecimentos de linguagem de computação para utilizá-lo. Basta seguir as orientações dadas automaticamente pelo programa. O HotPotatoes é um software gratuito para uso em Instituições Educacionais sem fins lucrativos que criam seus exercícios para serem utilizados pela Comunidade Web. O registro do programa é necessário para se obter a “chave de registro” que possibilita a criação de um número ilimitado de questões dentro de cada aplicativo.

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