domingo, 8 de novembro de 2009

EP 3- 9//11 : Atividades 1.7 e 1.8

Atividade 7:


Pesquisando sobre o trabalho por projeto

Estudamos o “trabalho por projeto”. Este é um tema que vem sendo

estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional.

A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências

desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado,

uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso.

Orientações pra a atividade 7:

1. Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto,

realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet

ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros)

com professores.

2. Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema,

conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes,

tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.

3. Organize e documente as informações pesquisadas.

4. Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.

5. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que

facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.


Atividade 8:

Divulgando a pesquisa

Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos”

deverão ser divulgados entre os participantes da turma.

Orientações para a atividade 8:

1. Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa

usando o BrOffice.org Impress (2 a 3 slides).

2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome

que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X




2 comentários:

  1. ALUNA: CRISTIANE CROZOÉ

    ATIVIDADE 1.7 - A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado, uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso.


    Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a internet, a telemática, trazem novas formas de ler, escrever, e, portanto, de pensar e agir. E isso vem provocar grandes mudanças nas relações que ocorrem fora e dentro da própria escola.
    Pensamos, portanto, que essas mudanças têm que mobilizar a escola em busca de serem criados ambientes motivadores e significativos de construção do conhecimento, ou seja, ambientes que desenvolvam aprendizagens significativas e flexíveis ao educando, rompendo com a rigidez das disciplinas e a forma linear dos currículos dentro do espaço escolar, promovendo a liberdade do pensar e do agir, transitando por todas as disciplinas e conteúdos.
    Para tanto, surgem o trabalho com projetos... Trabalhar com projetos pedagógicos integrados à informática transforma o paradigma de construção do conhecimento dentro da escola, fazendo com que professores e alunos percebam uma nova forma de ensinar e aprender, usando a tecnologia com autonomia e acreditando nas possibilidades de mudanças.
    Observe os depoimentos de professores que fizeram parte da minha pesquisa monográfica da Pós-Graduação em Psicopedagogia:

    As falas dessas professoras demonstram essa dinâmica de aprendizagem que ocorre nos laboratórios de informática adicionada aos Projetos:

    TEMA: “OLIMPÍADAS 2008: Rumo a Pequim”.
    CONTEÚDOS CURRICULARES:
    LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA E ESCRITA/ ORTOGRAFIA/ DIAGRAMAÇÃO TEXTUAL.
    ED. FÍSICA – MODALIDADES ESPORTIVAS
    GEOGRAFIA – ESPAÇO GEOGRÁFICO DOS PAÍSES (LOCALIDADES, HABITANTES)
    HISTÓRIA – ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS DE ALGUNS PAÍSES (VESTIEMNTAS, COMIDAS TÍPICAS...)
    MATEMÁTICA – GRÁFICOS E AS 4 OPERAÇÕES.
    NÚMEROS DE ALUNOS – + OU – 25 ALUNOS EM CADA TURMA DO 1º AO 5º ANO.
    NÚMEROS DE PROFESSORES PARTICIPANTES - + OU – MENOS 10 PROFESSORES.
    DURAÇÃO: 1 BIMESTRE.
    TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS – COMPUTADOR/ INTERNET (PESQUISAS), PROGRAMAS COMO POWER POINT , WORD, ... MOVIE MAKER,... IMPRESSORA, RÁDIO, TV...

    Profª. A –
    [...] “Fico boba de ver como a criança aprende, a gente nem precisa ficar falando muito, elas brincam, corrigem as outras e fazem coisas que nunca imaginei [...]. Quando penso que está uma bagunça, vejo uma criança falando, outra gritando e vou chamar a atenção das crianças, fico surpresa porque percebo que elas estão pensando em todos os detalhes e estão trabalhando juntas”.

    Profª. B –
    Foi marcante para mim, a construção de um jornal interno, com as turmas do 4º ano de escolaridade, mediante o tema do Projeto trabalhado em sala de aula “OLIMPÍADAS 2008: Rumo a Pequim”. Foi lindo poder vê-los pesquisando, criando desenhos, reportagens, entrevistas... E o mais interessante foi ver cada rosto quando o trabalho ia sendo impresso. Era como se ele não estivesse acreditando que o que eles criaram poderia “sair” da tela e passar para um papel e mais ainda circular pela escola para que todos vissem o trabalho de sua autoria.

    ResponderExcluir
  2. TRABALHAR COM PROJETOS É BASTANTE GRATIFICANTE, E REALMENTE ACONTECE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM O ASSUNTO A SER TRATADO, E PODEMOS VER RESULTADOS DE CRIAÇÃO E PERCEBEMOS O QUANTO SÃO CRIATIVOS

    ResponderExcluir