segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividades 1.5 e 1.6


3 comentários:

  1. ATIVIDADE 1.5- Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente

    NOME DO PROGRAMA: Browser para navegação na internet e programa de edição de imagem (Paint®). Vídeo/simulador sobre o ciclo da água na natureza com legenda e dicas para os estudantes.
    Neste simulador o aluno comanda os passos dos ciclos.

    ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Naturais

    TEMA: Ambiente - O Ciclo da água na natureza.

    DESCRIÇÃO:

    Inicialmente os alunos foram levados para o laboratório de informática, orientados para que se agrupem em duplas ou trios, onde cada dupla ou trio utilizariam um computador. Informando-os quais programas eles utilizariam nessas aulas: Browser para navegação na internet e programa de edição de imagem (Paint®).
    Explicando-os que eles irão operar um simulador que mostra o ciclo da água de forma animada e interativa. Onde poderão aprender observando as animações, como é desenvolvido o ciclo da água na natureza e também evidenciar como ocorrem as mudanças de estados físicos da água.
    Posteriormente, orientados para que prestem muita atenção aos textos e animações contidas no simulador. Informando-os que após a simulação do ciclo da água eles irão desenhar, em programa de edição de imagem, como acontece o ciclo da água na cidade onde ele mora.

    SÍNTESE:
    Gostei muito da sugestão de aula, pois, aborda o tema de maneira dinâmica e prazerosa, onde os alunos aprendem interagindo com recursos digitais criativos, além de contextualizar a aprendizagem desenhando no computador, o que para a criança com certeza é bem estimulante.







    ATIVIDADE 1.6 – Observe como os recursos estão sendo utilizados na prática pedagógica do vídeo.

    Observamos neste vídeo, que a tecnologia assume papel relevante no processo ensino/aprendizagem. E, quando mediado pelo professor, de forma criativa, a tecnologia se torna apenas mais uma ferramenta. Sabemos que a máquina por si só não tem sentido no contexto educacional se não houver a ação efetiva do professor, no sentido de orientar, interagir e dar funcionalidade a sua utilização.
    Foram utilizadas pelos alunos diversas ferramentas tecnológicas como; TV, vídeo, computadores, notebooks, microfones, filmadora e data-show, enriquecendo e facilitando a aprendizagem, pois desenvolvem habilidades e potencialidades do sujeito aprendente.
    Porém, não há como negar que estes recursos não terão o resultado esperado, desenvolvendo todas as potencialidades, se não estiver atrelado à intervenção do professor.

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  2. Atividade 1.5
    Renata

    Atividade do Portal do professor
    Trocando letras das palavras
    19/10/2009

    Autor e Co-autor(es)
    Autor ELAINE CRISTINE GONZAGA
    BELO HORIZONTE - MG
    ESC FUND DO C PEDAG DA UFMG
    Co-autor(es)
    Clenice Griffo
    Estrutura Curricular
    Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
    Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
    Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Reconhecer rimas de palavras.
    • Observar e analisar palavras com grafias parecidas.

    Duração das atividades
    2 aulas de 40 minutos
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    • Reconhecimento de palavras.
    • Histórias em quadrinho e poemas.

    Estratégias e recursos da aula
    Atividade 1

    Caro professor, inicie a aula com a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Aproveite para fazer a leitura junto com o grupo e observar outros aspectos da história e desse gênero textual.



    Professor peça para que os alunos identifiquem na história as palavras que estão com letras trocadas e depois proponha que escrevam a palavra corretamente.
    Aproveite para conversar com o grupo sobre as diferenças existentes entre oralidade e escrita. Ou seja, como, muitas vezes pronunciamos as palavras de um jeito e na hora DE ESCREVÊ-LAS, nem sempre a letra corresponde ao som. Dê alguns exemplos e peça que o grupo dê outros. A palavra tomate (ao final pronunciamos “I” e escrevemos com “E”, a palavra bolo, pronunciamos “U” e escrevemos com “O”). O grupo pode fazer uma tabela coletiva semelhante ao modelo abaixo, com colunas denominadas: como falamos e como escrevemos, por exemplo.



    Atividade 2

    Distribua cópias do poema “Letra mágica” para os alunos e façam a leitura.



    Discussão com a turma: Vocês perceberam que quando trocamos uma letra, a palavra muda de significado? Prestem atenção nos sons das palavras. Quais palavras foram modificadas?No texto “Letra Mágica” tem algumas palavras que rimam, quais são? Marque com lápis colorido, da mesma cor, cada par de palavras que rimam.

    Professor explique aos alunos a diferença dos dois textos com relação à escrita das palavras, ou seja:
    No texto da Turma da Mônica o personagem Cascão troca a letra r por l, tornando a palavra errada.

    É melhor propor que os alunos observem e cheguem às conclusões necessárias. O professor poderá auxiliar, caso seja preciso.

    Dica: Muitas vezes, melhor do que “explicar” é fazer perguntas que levem as crianças a observar e chegar às conclusões desejáveis.

    Dica:
    Você encontrará jogos (com o objetivo de usar as letras disponíveis para formar palavras, quanto mais palavras mais pontos) no site: http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp

    Nome do programa:
    Não localizei.

    Área do conhecimento: Língua Portuguesa
    Tema:Trocando letras das palavras

    Descrição:
    Os recursos utilizados são texos (quadrinhos, poesia)que são manuseado com os alunos através da rvista e livros ou xérox.Estes textos poderiam ser apresentados em Datashow, retroprojetor.

    Síntese:
    Gostei da aula, pois trabalha com textos divertidos e levam os alunos a se divertirem e aprender ao mesmo tempo.

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  3. Atividade 1.6
    Renata

    Os recusos mostrados no vídio estão sendo utilizados para melhorar a qualidadede do ensino aprendizagem. Através de sala de vídeo, biblioteca, sala de informática, criação de rádio estudantil e outros os alunos brincam e aprendem ao mesmo tempo.
    O uso das tecnologias fazem com que os alunos ampliem saberes que em uma aula tradicional não iriam adquirir.

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