“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
Mediante, o gigantesco volume de informações e tecnologias, se tornou um imenso problema selecionar dentro de currículos “fechados”, levando ao erro de não distinguir o que é conhecimento, mensagens significativas, e o que é mera informação. As pessoas atualmente trabalham muito cedo, e os jovens saem para o mercado de trabalho com essa gama de informações que não dão conta, ocorrendo necessidades de conhecimentos em todas as áreas para competir no mercado de trabalho, para isso a escola precisa ir além do curricular. Ainda surgem necessidades de requalificar profissionais para o mercado de trabalho, advindo da inserção das novas tecnologias, abrindo-se uma área muito grande para o campo educacional, ou seja, o espaço do conhecimento esta se multiplicando e as escolas necessitam repensar seus currículos, necessitam de um novo olhar, para que sejam articuladoras nesse processo. Como a citação feita por Dowbor: “A cabeça não tem que ser bem cheia mais bem feita.” A escola precisa aprender a ter acesso as tecnologias de informações e as metodologias significativas para que transformem informações em conhecimentos.
ATIVIDADE 1.4 – Tecnologia na minha escola.
Em nossa Unidade Escolar, temos: • Laboratório de Informática, que atualmente esta funcionando como biblioteca por falta de computadores em bons estados. • TV e DVD, rádio que são utilizados de acordo com os Projetos da Escola. • Data show, que foi adquirido através do PDE da escola, e que também é utilizado de acordo com os Projetos e para eventos como reuniões de pais, formação continuada e outros.
A educação está constantemente passando por situações onde devemos estar repensando em nossa práxis. Mas, mesmo assim ainda visualizamos aquela antiga educação controladora/tradicional, não generalizando. Estar na escola siguinifica poder trocar, partilhar, aprender, desenvolver, ampliar... e isso só ocorrerá quando a escola começar a desenvolver nos alunos conceitos gerais, ampliar horizontes utilizando os inúmeros recursos tecnológicos que farão os educandos a decolarem para o sucesso.
Ativvidade 1.4 > Subject: Re: Minha escola e o mundo tecnológico > From: reteixerinha@hotmail.com > To: curso-de-tics-noite@googlegroups.com > > > Em minha escola possui: > * sala de informática, que atualmente não tem professor para > desenvolver o trabalho de informática (não tenho visto o trabalho ser > desenvolvido) > *sala de vídeo, porém costumo ver os professores reclamarem que o DVD > não funciona, ou falta cabo... > *Retroprojetor > *Data Show >
Diante das novas tecnologias e seu uso no nosso cotidiano, especificamente na educação torna-se necessário repensar nossa prática enquanto educadores. A informação está cada vez mais acessível a toda a população: rádio, TV, jornal, internet, etc. O volume de informação é imenso e uma importante tarefa que temos é selecionar que informação é importante para nós em nossa vida pessoal e profissional, e para nossos alunos, além de desenvolvermos neles um senso crítico que os ajudem a descobrir por eles mesmos o que é importante e, desta forma, buscar seu próprio conhecimento. Nesse contexto Dowbor faz uma importante citação: “A cabeça não tem que ser bem cheia, mas bem feita” - Monthé, séc. XVI. Faz-se necessário que a escola se torne articuladora desses diversos espaços de conhecimento, ajudando o aluno a organizar esses conhecimentos, e saber para que e como utilizá-los. Precisamos rever as metodologias de ensino para adequá-las a essa nova realidade.
Sala de Leitura equipada com Tv, aparelho de DVD, aparelho de som, caixa de som, microfone, dicionários, livros de literatura e didáticos, jornais, revistas, entre outros.
Laboratório de informática utilizado pelos professores com suas turmas.
ATIVIDADE 1.3 –
ResponderExcluir“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
Mediante, o gigantesco volume de informações e tecnologias, se tornou um imenso problema selecionar dentro de currículos “fechados”, levando ao erro de não distinguir o que é conhecimento, mensagens significativas, e o que é mera informação.
As pessoas atualmente trabalham muito cedo, e os jovens saem para o mercado de trabalho com essa gama de informações que não dão conta, ocorrendo necessidades de conhecimentos em todas as áreas para competir no mercado de trabalho, para isso a escola precisa ir além do curricular.
Ainda surgem necessidades de requalificar profissionais para o mercado de trabalho, advindo da inserção das novas tecnologias, abrindo-se uma área muito grande para o campo educacional, ou seja, o espaço do conhecimento esta se multiplicando e as escolas necessitam repensar seus currículos, necessitam de um novo olhar, para que sejam articuladoras nesse processo.
Como a citação feita por Dowbor: “A cabeça não tem que ser bem cheia mais bem feita.”
A escola precisa aprender a ter acesso as tecnologias de informações e as metodologias significativas para que transformem informações em conhecimentos.
ATIVIDADE 1.4 – Tecnologia na minha escola.
Em nossa Unidade Escolar, temos:
• Laboratório de Informática, que atualmente esta funcionando como
biblioteca por falta de computadores em bons estados.
• TV e DVD, rádio que são utilizados de acordo com os Projetos da
Escola.
• Data show, que foi adquirido através do PDE da escola, e que
também é utilizado de acordo com os Projetos e para eventos como
reuniões de pais, formação continuada e outros.
Atividade 1.3
ResponderExcluirRenata
A educação está constantemente passando por situações onde devemos estar repensando em nossa práxis. Mas, mesmo assim ainda visualizamos aquela antiga educação controladora/tradicional, não generalizando. Estar na escola siguinifica poder trocar, partilhar, aprender, desenvolver, ampliar... e isso só ocorrerá quando a escola começar a desenvolver nos alunos conceitos gerais, ampliar horizontes utilizando os inúmeros recursos tecnológicos que farão os educandos a decolarem para o sucesso.
Ativvidade 1.4
ResponderExcluir> Subject: Re: Minha escola e o mundo tecnológico
> From: reteixerinha@hotmail.com
> To: curso-de-tics-noite@googlegroups.com
>
>
> Em minha escola possui:
> * sala de informática, que atualmente não tem professor para
> desenvolver o trabalho de informática (não tenho visto o trabalho ser
> desenvolvido)
> *sala de vídeo, porém costumo ver os professores reclamarem que o DVD
> não funciona, ou falta cabo...
> *Retroprojetor
> *Data Show
>
Atividade 1.3
ResponderExcluirDiante das novas tecnologias e seu uso no nosso cotidiano, especificamente na educação torna-se necessário repensar nossa prática enquanto educadores. A informação está cada vez mais acessível a toda a população: rádio, TV, jornal, internet, etc. O volume de informação é imenso e uma importante tarefa que temos é selecionar que informação é importante para nós em nossa vida pessoal e profissional, e para nossos alunos, além de desenvolvermos neles um senso crítico que os ajudem a descobrir por eles mesmos o que é importante e, desta forma, buscar seu próprio conhecimento. Nesse contexto Dowbor faz uma importante citação: “A cabeça não tem que ser bem cheia, mas bem feita” - Monthé, séc. XVI.
Faz-se necessário que a escola se torne articuladora desses diversos espaços de conhecimento, ajudando o aluno a organizar esses conhecimentos, e saber para que e como utilizá-los. Precisamos rever as metodologias de ensino para adequá-las a essa nova realidade.
Atividade 1.4
ResponderExcluirEm nossa escola temos:
Sala de Leitura equipada com Tv, aparelho de DVD, aparelho de som, caixa de som, microfone, dicionários, livros de literatura e didáticos, jornais, revistas, entre outros.
Laboratório de informática utilizado pelos professores com suas turmas.
Outros: Máquina fotográfia, mimeógrafo...