segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividades 1.3 e 1.4


5 comentários:

  1. ATIVIDADE 1.3 –

    “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    (Dowbor, L., 2001)


    Mediante, o gigantesco volume de informações e tecnologias, se tornou um imenso problema selecionar dentro de currículos “fechados”, levando ao erro de não distinguir o que é conhecimento, mensagens significativas, e o que é mera informação.
    As pessoas atualmente trabalham muito cedo, e os jovens saem para o mercado de trabalho com essa gama de informações que não dão conta, ocorrendo necessidades de conhecimentos em todas as áreas para competir no mercado de trabalho, para isso a escola precisa ir além do curricular.
    Ainda surgem necessidades de requalificar profissionais para o mercado de trabalho, advindo da inserção das novas tecnologias, abrindo-se uma área muito grande para o campo educacional, ou seja, o espaço do conhecimento esta se multiplicando e as escolas necessitam repensar seus currículos, necessitam de um novo olhar, para que sejam articuladoras nesse processo.
    Como a citação feita por Dowbor: “A cabeça não tem que ser bem cheia mais bem feita.”
    A escola precisa aprender a ter acesso as tecnologias de informações e as metodologias significativas para que transformem informações em conhecimentos.



















    ATIVIDADE 1.4 – Tecnologia na minha escola.


    Em nossa Unidade Escolar, temos:
    • Laboratório de Informática, que atualmente esta funcionando como
    biblioteca por falta de computadores em bons estados.
    • TV e DVD, rádio que são utilizados de acordo com os Projetos da
    Escola.
    • Data show, que foi adquirido através do PDE da escola, e que
    também é utilizado de acordo com os Projetos e para eventos como
    reuniões de pais, formação continuada e outros.

    ResponderExcluir
  2. Atividade 1.3
    Renata

    A educação está constantemente passando por situações onde devemos estar repensando em nossa práxis. Mas, mesmo assim ainda visualizamos aquela antiga educação controladora/tradicional, não generalizando. Estar na escola siguinifica poder trocar, partilhar, aprender, desenvolver, ampliar... e isso só ocorrerá quando a escola começar a desenvolver nos alunos conceitos gerais, ampliar horizontes utilizando os inúmeros recursos tecnológicos que farão os educandos a decolarem para o sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Ativvidade 1.4
    > Subject: Re: Minha escola e o mundo tecnológico
    > From: reteixerinha@hotmail.com
    > To: curso-de-tics-noite@googlegroups.com
    >
    >
    > Em minha escola possui:
    > * sala de informática, que atualmente não tem professor para
    > desenvolver o trabalho de informática (não tenho visto o trabalho ser
    > desenvolvido)
    > *sala de vídeo, porém costumo ver os professores reclamarem que o DVD
    > não funciona, ou falta cabo...
    > *Retroprojetor
    > *Data Show
    >

    ResponderExcluir
  4. Atividade 1.3

    Diante das novas tecnologias e seu uso no nosso cotidiano, especificamente na educação torna-se necessário repensar nossa prática enquanto educadores. A informação está cada vez mais acessível a toda a população: rádio, TV, jornal, internet, etc. O volume de informação é imenso e uma importante tarefa que temos é selecionar que informação é importante para nós em nossa vida pessoal e profissional, e para nossos alunos, além de desenvolvermos neles um senso crítico que os ajudem a descobrir por eles mesmos o que é importante e, desta forma, buscar seu próprio conhecimento. Nesse contexto Dowbor faz uma importante citação: “A cabeça não tem que ser bem cheia, mas bem feita” - Monthé, séc. XVI.
    Faz-se necessário que a escola se torne articuladora desses diversos espaços de conhecimento, ajudando o aluno a organizar esses conhecimentos, e saber para que e como utilizá-los. Precisamos rever as metodologias de ensino para adequá-las a essa nova realidade.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 1.4

    Em nossa escola temos:

    Sala de Leitura equipada com Tv, aparelho de DVD, aparelho de som, caixa de som, microfone, dicionários, livros de literatura e didáticos, jornais, revistas, entre outros.

    Laboratório de informática utilizado pelos professores com suas turmas.

    Outros: Máquina fotográfia, mimeógrafo...

    ResponderExcluir