segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividades 1.1 e 1.2

Escreva aqui o que você achou de mais interessante nessas atividades! Se quiser pode comentar as postagens dos colegas e também contribuir com eles.

6 comentários:

  1. UNIDADE I
    ATIVIDADE 1.1 - Quem sou como professor e aprendiz?

    “A leitura de mundo precede a leitura da palavra...”
    (Paulo Freire)

    Ao terminarmos o curso de Formação de Professores, saímos com um enorme desejo de compartilhar conhecimentos, achando que todo conhecimento apreendido durante o processo de formação seja o suficiente para darmos conta de toda a complexidade de educar.
    No entanto, nos deparamos com outra realidade escolar bem diferente da imaginada anteriormente, n questões que o aluno aprendiz traz, em suas variadas dimensões, para as salas de aula, que não pensávamos que existiam.
    Sempre fui uma professora pesquisadora, que gosta muito de ler e buscar coisas novas e foi essa característica que facilitou o ato de despertar a curiosidade nos meus alunos, principalmente através da leitura que é o que eu mais gosto de fazer, transmitindo esse desejo para eles. Sei que nos dias corridos de uma sala de aula, com tantos conteúdos para darmos conta, nem sempre esse papel do despertar curiosidades tem sido focado, mas tento o máximo para não perder esse desejo do despertar nos planejamentos desenvolvidos semanalmente. Pois, bem sabemos que é através do lúdico que o aprendizado fica mais facilmente registrado em memória, apesar da escola, de modo geral, ignorar a ludicidade como ato de aprendizagem.
    Ao planejar as aulas, busco colocar nesse contexto diversos portadores que trabalhem e/ou desperte o interesse cultural, bem como: literaturas clássicas, rodas de artes, músicas e suas letras, e agora vou incluir a informática, ( pois iremos receber os computadores em nossa Unidade Escolar), que não deixa de ser uma expressão cultural dos nossos tempos.
    Sinto-me confortavelmente em dizer, que há uma flexibilidade enorme no meu planejamento, de acordo com a interatividade que ocorre no espaço de sala de aula, principalmente quando ao tempo de cada um aprender e a forma com que cada aluno aprende.
    Os alunos com dificuldades comportamentais e/ou de aprendizagem são os nossos maiores desafios, mas os que nos movem em busca de mudanças na forma de ensinar e aprender e a buscar o compartilhar de saberes entre os nossos colegas de trabalho e até mesmo com esses alunos, que sempre nos tem uma gama de informações e saberes a nos oferecer.
    A leitura de mundo e da teoria nos dá suportes profissionais quando somos ou buscamos ser professores pesquisadores, ou melhor, educadores preocupados com o aprendiz do seu tempo.










    ATIVIDADE 1.2 - Nossa preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.


    A utilização das novas tecnologias tem alavancado questões sérias e complexas, em dois níveis: social e educacional.
    O avanço da tecnologia faz com que a escola busque novos paradigmas para que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais.
    Para tanto, é necessário que o profissional da educação reflita sobre algumas implicações do avanço tecnológico, ou seja, seus pontos positivos e negativos.
    Sabemos que esta ferramenta é composta de riscos e oportunidades, porém, é indispensável para a sociedade atual e para vida educacional.
    Nossa busca maior como educadores é de superar desafios numa busca constante por mudanças na prática pedagógica, conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades que nos é oferecido através das tecnologias. Descobrindo que esta ferramenta é apenas mais um recurso para o processo ensino-aprendizagem.
    Um novo diálogo entre sujeitos aprendentes e o mundo, onde as novas tecnologias sejam ferramentas integradoras, capazes de colaborar para uma reflexão crítica.

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  2. Unidade 1

    Atividade 1

    Aluna: Renata Siqueira Teixeira Borba




    Quem sou como professor e como aprendiz?




    Sou uma professora que procuro me aperfeiçoar a todo momento, estudando sobre temas diversificados (inclusão, tecnologia, entre outros), para que eu possa melhorar minha práxis e assim atender as necessidades da minha turma de forma agradável, pensando na adequação curricular e nos meios tecnológicos que auxiliem o ensino aprendizagem.

    Em minha sala regular (1ª Complementar) procuro estar em constante diálogo com meus alunos. Os mesmos são muito críticos e participativos, então estimulo bastante esta criticidade deles trazendo novos conhecimentos e aprendo muito com eles também.

    Sou professora de Sala de Recursos e atendia alunos incluídos em sala regular utilizando diversos recursos (computador, câmera, filmadora, tv, DVD), atualmente estou desenvolvendo um trabalho com uma aluna Deficiente Mental dentro de sua sala regular interagindo-a com a turma, escola... utilizo muito o rádio com ela, pois a música a atrai muito e os instrumentos musicais.

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  3. Unidade 1

    Atividade 2

    Renata Siqueira Teixeira Borba




    Registrando a própria reflexão




    Não vejo a tecnologia como um meio de preocupação, tenho minhas limitações enquanto a saber “lidar, manusear”, mas sou esforçada e quando me proponho a usar uma tecnologia busco quem sabe para que eu possa aprender.

    Tenho um grande sonho de ver todas as escolas informatizadas e com um grande número de tecnologias para que todas as crianças possam ter acesso a estas tecnologias e para que não fiquem a margem do processo da educação. Direitos iguais a todos da rede pública e privada é o que eu gostaria.

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  4. Unidade 1 atividade 2
    Sou uma professora que gosto de estar atualizada por isso não perco oprtunidades .Este curso é a prova de que busco inovação ,para que assim eu possa levar a outros o conhecimento com acesso as tecnologias oferecidas em nossa rede pública.
    Que bom,sinto-me feliz em fazer parte dessa nova era,professores não mais sonhadores mas realizadores.

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  5. Unidade 1

    Atividade 1


    Quem sou como professor e aprendiz?


    Sou uma professora curiosa e que procura despertar nos educandos essa curiosidade através de aulas interessantes, com materiais diversificados e atividades interativas. Percebo a importância da interação entre os alunos e destes comigo para a construção do processo de ensino aprendizagem. Outro ponto fundamental na minha prática educativa é o constante incentivo à leitura de diversos tipos de textos. Como Morin, acredito que “A leitura é a chave do conhecimento na sociedade da informação.”
    No meu planejamento priorizo atividades em que haja interdisciplinariedade, atividades lúdicas realizadas dentro e fora da sala de aula e a utilização das diversas mídias disponíveis na escola. Na medida do possível, procuro preparar meus alunos para esta sociedade dinâmica, onde a informação muda a cada momento e cabe a cada um avaliar esta informação e ter uma postura crítica sobre ela.
    Percebi que o novo laboratório de informática que recebemos na escola fomentou nos alunos o desejo pelo novo e a curiosidade e, sendo assim, procuro utilizá-lo em minhas aulas. Este sem dúvida será uma ferramenta maravilhosa nesse processo, por isso busco essa capacitação para que possa utilizá-lo de modo eficaz e ajudar meus colegas a assim o fazerem.

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  6. Unidade 1

    Atividade 2

    Registrando a própria reflexão...

    Vivemos numa época de grande enxurrada tecnológica. Todos os dias aparecem aparelhos cada vez mais modernos, programas que prometem “facilitar” nosso dia-a-dia, mídias diferentes, sem mencionar a grande quantidade de conteúdo online de todos os tipos. Não há como negar a importância da tecnologia muito menos as oportunidades que elas nos oferecem.
    Enquanto educadores estamos diante de ferramentas capazes de enriquecer nosso trabalho, aguçar a curiosidade, a criatividade, o interesse em aprender e a oportunidade de promover a aprendizagem, melhor que isso, a oportunidade de estimular o aluno a 'aprender a aprender' de forma crítica e consciente. O que não podemos é utiliza-la de modo padronizado, emparedado nas diversas regras que tolhem a curiosidade, o desejo de aprender de nossos alunos. Precisamos utilizá-la com responsabilidade e competência. Esse é nosso maior desafio.
    Para que aproveitemos ao máximo o que as novas tecnologias apresentam para nós, precisamos buscar o conhecimento, nos capacitar. Visando essa nova perspectiva, me inscrevi nesse curso. Melhorar o processo ensino-aprendizagem deve ser objetivo de todo professor.
    Franciane Mendonça.

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